Liga Europa











Quase tudo bom na noite europeia de ontem.




O Benfica continua a entusiasmar.




A grande diferença, relativamente a um passado recente, é que há uma muito maior cautela, sobretudo do treinador, para não entrar naquela espiral de euforia, seguida de depressão.




Grande exibição ontem, sobretudo na segunda parte, e Jorge Jesus a aconselhar calma ("somos só uma boa equipa") aqui via Maisfutebol http://www.maisfutebol.iol.pt/vodafone-benfica/benfica-everton-liga-europa-uefa-maisfutebol/1097712-4928.html.




A realidade é que jogadores como Aimar (a dúvida continua a ser a condição física), Saviola, Cardozo e Di María (jogo excepcional!!), estão claramente transformados e, consequentemente, valorizados.




Se não houver nenhum cataclismo pelo caminho, e com as cautelas e a temperança de Jorge Jesus não acredito que isso aconteça (quando se tem consciência de que génios há poucos, e se conhecem as próprias limitações e as daqueles que se comanda, as coisas até parecem fáceis....), a próxima fase terá ficado garantida.




Idem para o Sporting.




Titubeante na Liga Sagres, o Sporting conta por vitórias os jogos até agora realizados na Liga Europa.




A equipa de Paulo Bento não exibe um jogo bonito, não entusiasma, mas é eficaz q.b. Aqui via Maisfutebolhttp://www.maisfutebol.iol.pt/sporting/sporting-ventspils-liga-europa-joao-moutinho-miguel-veloso-maisfutebol/1097759-1457.html




Em Alvalade, o público ainda não percebeu que, com Paulo Bento e as claras limitações que a equipa exibe, não se pode pedir "pão e circo".




A estratégia deste Sporting, que já vem delineada há muitos anos, passa pela contenção financeira, equilíbrio orçamental, aposta na formação.




Dentro do campo, a equipa é a imagem do treinador enquanto futebolista - não deslumbra, mas vai ganhando.




E fica a ideia que Miguel Veloso está a crescer, como homem e jogador, e que o grande responsável por esse crescimento é Paulo Bento.




O Sporting pode direccionar a atenção para outras competições que os dezasseis-avos-de-final da Liga Europa estão garantidos.




O Nacional da Madeira tem o caminho oposto também quase garantido.




Com a derrota em Bilbau, o afastamento da próxima fase terá ficado definitivamente sentenciado. Aqui também via Maisfutebol http://www.maisfutebol.iol.pt/desporto/cronica-nacional-at-bilbao-liga-europa-grupo-l-resultados/1097716-4062.html




Uma equipa inexperiente nestas andanças, pagou a factura dessa inexperiência, perante uma outra mais matreira e que disputa um campeonato mais competitivo.




Era fácil prever que o trajecto dos madeirenses ia ser complicado.




Alie-se à já apontada inexperiência um sorteio aziago, e muito dificilmente se poderia pedir melhor a Manuel Machado e aos seus jogadores.




Na Madeira há um jogador que vale a pena seguir, e que consta estar a caminho do Benfica, Ruben Micael de seu nome.




Com estes resultados, a situação de Portugal no ranking da UEFA, não é famosa (http://www.maisfutebol.iol.pt/vodafone-geral/ranking-uefa-ranking-coeficiente-portugal/375519-4931.html).




O Porto, o Benfica e o Sporting têm de se portar muito bem esta época para desanuviar o ambiente que está um bom bocado pesado.

Comentários

Mensagens populares